Coletivo AZC Diversidade

A diversidade na capoeira

Infelizmente, a comunidade LGBTQIAP+ ainda enfrenta desafios para obter igualdade e inclusão em muitos aspectos da sociedade, incluindo a prática de esportes e artes marciais. 

Em alguns casos, as pessoas LGBTQIAP+ podem ser discriminadas ou excluídas por causa de sua identidade de gênero ou orientação sexual, o que pode impedir sua participação plena na capoeira. Além disso, a falta de sensibilização e compreensão sobre a diversidade de gênero e orientação sexual levam a atitudes e comportamentos intolerantes em algumas comunidades de capoeira. 

Nesse sentido, a inclusão da comunidade LGBTQIAP+ na capoeira é importante, sendo uma arte marcial que valoriza a união, a camaradagem e a respeito pelos outros. Esses valores são universais e se aplicam a todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Nossa visão

Segurança

A confiança e o sentimento de segurança são fundamentais para qualquer praticante de capoeira. O que pode ser especialmente importante em um mundo onde a discriminação ainda é uma realidade para muitos membros da comunidade LGBTQIA+.

Igualdade

A inclusão da comunidade LGBTQIAP+ na capoeira acaba por ser um passo importante na luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. 

Conscientização 

A realização de eventos e e outras atividades ajudam a promover a igualdade e a justiça social. Dessa forma, a AZC procura conscientizar os alunos desde as crianças a adultos